O IDOSO BRASILEIRO

REALIDADES ...



Os idosos estão gradativamente conseguindo o respeito da nossa sociedade. Observamos em   algumas situações cotidianas a comprovação destas mudanças.
Hoje, as pessoas que utilizam o transporte coletivo, por exemplo, estão mais preocupadas em ajudar o idoso mais fragilizado, são jovens cedendo seus assentos, são pessoas ajudando os idosos a transportar volumes pesados, outros ajudam os idosos a subirem e descerem os degraus dos ônibus, que são verdadeiros desafios para as articulações e músculos já não tão fortalecidas, e por aí vai...
O que ainda lamentamos através também das nossas comprovações diárias, é a chamada carência de acessibilidade, onde no Recife, a situação é preocupante.  As calçadas da nossa cidade, p. ex., não possuem nenhuma estrutura física para os nossos idosos caminharem de forma segura, são pisos com desnivelamentos acentuadíssimos, são arbustos plantados no meio das calçadas, são coletores de lixo que diminuem a área de passagem, sem falar nos entulhos jogados imprudentemente sobre estes espaços tão importante para o ir e vir das pessoas. Neste ponto a população ainda não "acordou". 
Uma grande inimiga da pessoa idosa é a queda (ato violento). Após uma queda o idoso adquiri normalmente vários traumas, físicos e emocionais, sendo o segundo muito negativo para a saúde do idoso que é a ptofobia ou medo de cair,  esta percepção é muito prejudicial a saúde dos nossos idosos, principalmente pela "atmosfera" de insegurança que ele terá que enfrentar. Por isso, caso nos deparemos com uma situação como esta, é prudente chegarmos perto do idoso e ajudá-lo a transpor estes espaços inadequados, levando a ele uma sensação de segurança física e emocional.
No campo da saúde pública, a situação também é preocupante, apesar de ter melhorado em alguns aspectos, hoje o governo dispõe o TFD - Tratamento Fora do Domicílio, que foi uma grande conquista, não só para os idosos, mas para todas as pessoas carentes de uma forma geral, principalmente os residentes do interior do nosso Estado.
Se aplicarmos as duas máximas da ENFERMAGEM - Respeito e Atenção - teremos idosos mais felizes e mais saudáveis.
Graças a Deus o ESTATUTO DO IDOSO está aí orientando, disciplinando e penalizando pessoas que ainda insistem em agredir os nossos idosos no silêncio da noite, em seus próprios lares, isto tem que terminar! Esperamos que a justiça brasileira seja mais rápida, que a polícia continue efetiva e rápida como tem demostrado e que as penalizações sejam mais severas.



Professor Luciano Silva.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário